Mary Taranger
A cada dia as organizações filantrópicas particulares vem assumido em nossa sociedade as seqüelas da questão social, as quais, o Estado tem o dever de se responsabilizar. A Igreja Assembléia de Deus está presente nesta ação conjunta com a comunidade, ao implementar trabalhos voltados para a área social. Através da vivência diária do evangelho, vem fortalecendo a solidariedade e o respeito a vida humana, tão esquecidos em tempos de profundo desamor.

Mary Taranger, 83 anos, é natural da Suécia e está no Brasil a 53 anos. Casada com o Pr. Nils Taranger, possui 6 filhos e 5 netos. Senhora de muita fibra, esteve presente ao lado de esposo durante os xx anos em que este pastoreou a Igreja Assembléia de Deus, não hesitando em momento algum ao administrar com firmeza e dedicação as obras sociais implantadas durante a trajetória histórica desta igreja no Rio Grande do Sul. Idealizadora e Presidente de honra da Clínica Esperança, aceitou prontamente nosso convite para fazer uma visita a instituição e contar-nos sobre a origem desta sua iniciativa. A seguir o resultado deste encontro.

  HIVIDA- Como nasceu o desejo de fundar uma clínica para crianças portadoras do vírus HIV?

InauguraçãoMary- Há uns três ou quatro anos atrás uma moça nos procurou junto ao Orfanato, querendo falar muito comigo, era próximo do meu aniversário e eu estava me preparando para ir viajar para a Suécia. Naquela ocasião a moça contou-nos que estava muito doente, precisando de ajuda, que ela e sua criança tinham o vírus HIV, e que sua família não lhe aceitaria. As pessoas da comunidade costumavam nos procurar, porque nos conheciam e sabiam do trabalho que fazíamos aqui. Nós não tínhamos como ajudá-la naquela situação, mas eu fiquei muito impressionada com sua história e primeiramente a ajudamos financeiramente, com um lugar para ficar e também comida. Passado algum tempo ela faleceu e a avó ficou com a criança, e não a vimos mais. Eu me senti muito tocada por esta situação, já começavam a surgir casos assim e nós não tínhamos como ficar com as crianças.

HIVIDA- Quais foram os primeiros passos para a implementação do trabalho?

PosterMary- Logo após eu viajei para a Suécia e lá busquei algumas orientações, informações junto a ERIKS HJALPEN, uma organização internacional, onde os diretores são meus amigos. Ao Verem meu interesse, resolveram me presentear (pelo meu aniversário) com um contrato de auxílio para iniciar o trabalho de uma clínica.

Nós já tínhamos uma casa aqui nesta área, junto ao IBE (Instituto Bíblico Esperança), que precisava só ser reformada, então eles investiram na reforma e manutenção. Na época minha família achava que eu estava "louca" (sic.) em iniciar um trabalho tão difícil, complexo, naquela altura da vida, aos 80 anos de idade e sem nenhuma especialização, mas eu tinha fé, Deus tinha tocado meu coração com a história daquela jovem. Depois de pronta a casa formamos um grupo de apoio com mais ou menos 20 irmãs (da igreja), para trabalharem em todos os sentidos, desde a organização do trabalho até as atividades domésticas. No início criamos uns cartões para serem adquiridos em colaboração a Clínica, divulgamos o trabalho na Igreja, solicitando a contribuição de todos. Depois as coisas foram se organizando a partir das necessidades que iam surgindo.


Crianças & Equipe

Hoje a CEACRI, é mantida através das doações advindas da comunidade e dos membros da Igreja Assembléia de Deus, da venda de carnês e camisetas, de eventos organizados pela sociedade em seu benefício e dos chás/almoços promovidos por suas equipes. Recentemente, esta instituição foi adotada por um empresário da área imobiliária, envolvido com a promoção de atividades sociais, uma iniciativa bastante comum atualmente na região Sudeste do país, agora chegada até nós gaúchos.
Para você que deseja ser mais um colobaror desta causa, nossa conta está na

Caixa Econômina Federal
agência 0911
C/Corrente"03000396-1

Se desejar prestar algum serviço voluntário, pessoal ou profissional, entre em contato conosco pelo fone: (51) 387-1613

ESPERAMOS VOCÊ; PARTICIPE CONOSCO DESTA LUTA!
JUNTE-SE A NÓS EM ORAÇÃO

"Mais bem-aventurada coisa é dar que receber!"